top of page

Eliane Revestimentos Cerâmicos Promove 1ª Semana da qualidade

A Semana da Qualidade encerrou com a palestra da geóloga e auditora da ISO 14001 e ISO 9001, Lisiane Dal Mina, que apresentou o conceito do Sistema de Gestão Integrado (SGI) e sua aplicabilidade no processo de trabalho. Atuando na área de mineração, Lisiane compartilhou sua experiência em aplicar metodologias e automatizar processos, para garantir que o planejamento da empresa seja colocado em prática.


Conforme Lisiane, não há como falar de SGI sem envolver Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social. “Quando migramos para o SGI não conseguimos mais trabalhar apenas com um setor específico, isso acaba atingindo a empresa inteira. Não tem como implantar o SGI sem que todos colaborem. Precisamos da participação de todos. Esse é o maior desafio, persistência, perseverança, liderança ativa”, reforça Lisiane.


A geóloga apresentou ações que precisam ser realizadas para a implantação do sistema, que são:


- Controle de documentos

- Controle de registros

- Análise crítica pela direção

- Treinamento de funcionários

- Controle de projeto e desenvolvimento

- Controles operacionais

- Controle de instrumentos de medição e monitoramentos

- Manutenção de equipamentos

- Aquisição

- Ação corretiva

- Ação preventiva

- Auditoria interna


Lisiane exemplificou ainda uma das metodologias utilizadas para a implantação do SGI no processo de trabalho. O PDCA (Plan, Do, Check, Action - Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é uma ferramenta utilizada pelas empresas para organizar processos e alavancar desempenho e resultados. “Na minha avaliação esse é o método mais dinâmico e acaba entrando de forma completa. Dentro do SGI ele é fundamental na fundação e desenvolvimento desse sistema. Acredito que seja uma das melhores ferramentas para vocês utilizarem”, aconselha.


A palestra encerrou com uma dinâmica de grupo entre os participantes, que tiveram que colocar na prática conceitos como planejamento, compartilhamento, ação, entre outros.


Últimas Notícias
Arquivos
Tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page