top of page

Eliane realiza semana da qualidade com palestras e treinamentos

Até amanhã, quando é comemorado o Dia Mundial da Qualidade, a Eliane realiza atividades em alusão à data. A abertura da Semana da Qualidade aconteceu na última segunda-feira, com a palestra de Guilherme Piazzeta, mestre em engenharia da Fiesc e Senai/SC. A programação seguiu com o treinamento de Clarice Heck, da Ecco Assessoria Empresarial, que apresentou informações sobre a implantação do Sistema de Gestão Ambiental.


No evento de abertura, o diretor industrial da Eliane, Otmar Muller, comentou sobre a gratificação em presenciar o engajamento dos funcionários para realizar a Semana da Qualidade. “Fiquei muito feliz pela proposta de evento, mais feliz ainda em presenciar o auditório com tantas pessoas. E essa adesão é muito importante, pois estamos em um momento de ampliar a nossa visão em relação a qualidade. Estamos trabalhando ainda mais para as questões ambientais e paralelamente cuidar das questões de saúde e segurança do trabalho”, afirmou na oportunidade.


Durante a palestra, Guilherme fez um panorama das revoluções industriais, até chegar a Indústria 4.0, que, segundo ele, é um reflexo da transformação digital que estamos vivendo na sociedade. O mestre em engenharia apresentou nove tecnologias direcionadoras da 4ª revolução industrial, tidas como transformadoras.


Conforme Guilherme, a Indústria 4.0 engloba nanotecnologias, neurociência, impressão 3D e redes móveis. São tecnologias, como simulações, robôs, integração de sistemas, que tornam os trabalhos mais produtivos, flexíveis, econômicos e seguros. “Desde 2011, quando a ideia da indústria 4.0 começou a ser divulgada, temos sistemas computacionais que integram processos físicos. É o mundo digital, os computadores, controlando e monitorando os sistemas físicos”, explicou.



Sistema de Gestão Ambiental


Já no treinamento de Clarice foram abordados pontos para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental, que tem como base a ISO 14001, com certificação prevista nas unidades de Cocal do Sul e Criciúma até 2019. A palestrante apresentou o método que será utilizado pela Eliane, assim como os pontos que precisam ser corrigidos e melhorados nas atividades diárias da empresa.


“A primeira vantagem de se estruturar um sistema de gestão ambiental é enxergar claramente a legislação ambiental, que é bastante ampla. É ter um acompanhamento de forma que a empresa realmente possa estar atendendo toda a legislação”, comentou Clarice durante o treinamento. “Mas não podemos deixar apenas nas mãos de poucas pessoas. É preciso que cada um dentro da empresa seja responsável e faça a sua parte, só assim alcançaremos os resultados esperados”, comentou.



Nesta quinta-feira, dia 08, a Semana da Qualidade encerra com a palestra da professora da Unesc, Lisiane Dal Mina, que falará sobre o Sistema de Gestão Integrado da Qualidade (SGI). A palestra acontece na Sala Elite da Eliane Matriz, às 13h30.


Últimas Notícias
Arquivos
Tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page