top of page

Dois projetos das Empresas Rio Deserto são premiados no 20º Prêmio de Excelência da Indústria Minero

Dois projetos das Empresas Rio Deserto foram premiados na tarde desta terça-feira, 15, no 20º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira. O evento aconteceu em Belo Horizonte (MG). Um dos trabalhos contemplados foi o projeto “Proteção do Eixo Excêntrico”, elaborado por colaboradores da Unidade de Extração Mina Cruz de Malta, localizada em Treviso/SC. O outro projeto premiado, “Adaptação no Suspiro do Tanque no Minerador Contínuo”, foi elaborado por colaboradores da Unidade de Extração Mina 101, de Içara/SC.


Organizada pela Revista Minérios & Minerales, a premiação tem o objetivo de divulgar, anualmente, as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil. As Empresas Rio Deserto também já foram premiadas outras vezes no Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, mas nunca com dois títulos em uma única edição da premiação.


Um dos administradores das Empresas Rio Deserto, Valcir José Zanette, destaca que as conquistas revelam a atenção da organização voltada às melhorias de processos. “Além disso também enfatiza o comprometimento e o envolvimento dos grandes profissionais que atuam na empresa. Estes prêmios refletem o trabalho de inovação, qualidade, sustentabilidade e desenvolvimento de recursos humanos, que é a essência da Rio Deserto”, sublinha.


Sobre os projetos premiados


O projeto “Proteção do Eixo Excêntrico” levou em consideração a segurança dos colaboradores. O estudo propôs a instalação de uma proteção no eixo excêntrico das peneiras do circuito de finos do beneficiamento, evitando o risco de acidentes. Para a proteção foram utilizados canos de PVC rígido de alta resistência. A medida, além de evitar acidentes, também facilitou operações como lubrificação, e cumprindo Normas Regulamentadoras.


Já o projeto “Adaptação no Suspiro do Tanque no Minerador Contínuo” consiste em unificar os suspiros do tanque hidráulico elevando seu ponto de respiro, a fim de eliminar qualquer vazamento de óleo causado por inclinação do minerador contínuo. Com a melhoria, não houve mais paradas de produção nem danificação de componentes mecânicos por vazamentos ocorridos devido à inclinação do Minerador Contínuo.


Ambos os projetos conquistaram o primeiro lugar no V PIQ – Programa de Inovação e Qualidade das Empresas Rio Deserto, finalizado em novembro de 2017, sendo o projeto da Unidade de Extração Mina 101 na Categoria 1 “Redução de custos, desperdícios, produtividade, inovação/criatividade e qualidade (produto/processos)” e o projeto da Unidade de Extração Cruz de Malta na Categoria 2 “Segurança, saúde e ambiente de trabalho”.


Comprometimento que resulta em premiações


A coordenadora de gestão da qualidade das Empresas Rio Deserto, Cleusa Maria Souza Ronsani, ressalta que o principal fator para a conquista dos dois títulos foi, sem dúvidas, o comprometimento. “Isso permite que os colaboradores tragam novas ideias para dentro da empresa e para as atividades que executam. O PIQ (Programa de Inovação e Qualidade) tem papel fundamental neste quesito, já que incentiva os colaboradores a proporem soluções para a empresa”, explica. Segundo ela, ao receber os prêmios, o sentimento é de realização e gratidão. “Realização por acompanhar esta caminhada dos colaboradores no desenvolvimento de novos projetos, e gratidão à empresa, pelo apoio às iniciativas”, disse.


Um dos colaboradores das Empresas Rio Deserto, Rony Abati, que apoiou o desenvolvimento de um dos projetos premiados no 20º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, fala da emoção da conquista. “É gratificante representar a empresa em um grande evento como este. Percebemos a grandeza do PIQ, sendo que pequenas e simples ideias podem se transformar em grandes resultados. Não imaginávamos que poderíamos chegar tão longe. Estamos muito felizes”, enfatizou.


Últimas Notícias
Arquivos
Tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page