EMPRESAS

Que fazem parte do Núcleo Catarinense de CCQ

RIO DESERTO

 

E-mail: cleusa@riodeserto.com.br

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 515 – 88.801-500 -Criciúma/SC

Telefone: (48) 3441-2808

Contato: Cleusa Maria Souza Ronsani

Site: www.riodeserto.com.br

 

 

HISTÓRICO

 

A valorização das pessoas, a atenção ao meio ambiente, o planejamento adequado e a inovação nos processos são princípios que regem todas as atividades da Rio Deserto. Há décadas símbolo de solidez e experiência na região carbonífera do Sul de Santa Catarina, a organização possui mais de 600 colaboradores distribuídos em 17 unidades produtivas, administrativas e de pesquisa.

Com investimentos significativos em tecnologia e profissionalização, bem como com uma ampla compreensão da necessidade de atualização e capacitação para acompanhar o contexto presente e se manter no futuro, a Rio Deserto desenvolveu novas técnicas, a fim de proporcionar aos produtos uma qualidade assegurada e custos competitivos. Hoje é reconhecida pelo respeito às normas técnicas, pelo tratamento correto que dispensa ao meio ambiente, pela importância que dá aos clientes, colaboradores e pelo retorno social nas comunidades em que atua.

A Indústria Carbonífera Rio Deserto Ltda., empresa que deu origem ao grupo, não apenas foi a pioneira na exploração do carvão mineral em escala industrial na região, como também a primeira a utilizar métodos mais modernos para extração e beneficiamento, a exemplo do uso do minerador contínuo, do espessador de lamelas, do filtro prensa, meio denso, backfill, entre outros.

Além da indústria carbonífera, os negócios da Rio Deserto abrangem segmentos como florestamento e reflorestamento, metalurgia, agronegócio, cerâmico, entre outros. O atributo dessa longevidade se deve ao empreendedorismo dos irmãos gêmeos João e Gabriel Zanette (in memoriam). Foi com a coragem do empresário João Zanette, aliada ao conhecimento de parceiros e colaboradores, que a empresa soube se posicionar no mercado de maneira sólida e perene. A frente da organização ainda se encontra a Família Zanette, hoje na terceira geração.

Atualmente, a Rio Deserto está presente em nove municípios catarinenses, com certificações nas suas unidades, de acordo com as normas nacionais e internacionais.

 

O PROGRAMA DE CCQ IMPLANTADO NA EMPRESA

 

Na Rio Deserto, o programa foi criado em 2003 e reestruturado em 2015. O Programa de Inovação e Qualidade (PIQ), com periodicidade anual, tem os seguintes objetivos:

 

Incentivar os colaboradores profissionais a utilizar ferramentas da qualidade para solucionar problemas e realizar melhorias nos processos, no ambiente de trabalho, qualidade, produtividade, inovação, meio ambiente, segurança, educação, redução de custos, desperdícios, entre outros.

 

Promover o crescimento do colaborador, proporcionando a evolução da empresa e sociedade, por meio do processo de melhoria contínua.

 

 

EQUIPES DE MELHORIAS

 

Grupos formados voluntariamente por colaboradores, que se reúnem regularmente e estudam soluções para problemas ou melhorias nos processos em que atuam.

PROJETOS

 

Os projetos são divididos em quatro categorias e podem ser relacionados a vários eixos de atuação:

RIODESERTO.png