EMPRESAS

Que fazem parte do Núcleo Catarinense de CCQ

 

E-mail:  claudia.rocha@aguasdejoinville.com.br

Endereço: Rua XV de novembro - 3950

Telefone: (47)2105-1718

Contato: Claudia Rocha

Site: www.aguasdejoinville.com.br

 

 

 

 

HISTÓRICO

 

A Companhia Águas de Joinville é uma sociedade de economia mista que atua como concessionária do serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina. O Município de Joinville detém praticamente a totalidade de seu capital acionário.
A sociedade foi constituída em 2004 com o objetivo de criar as condições necessárias ao processo de municipalização dos serviços. A Companhia assinou contrato de concessão com o município de Joinville em 27 de julho de 2005 por um período de 20 anos. 
A sede da empresa está localizada no Bairro Glória à Rua XV de Novembro, 3950 na cidade de Joinville – SC. O Contrato de Concessão define o atendimento da empresa ao município de Joinville que conta com uma população de aproximadamente 515 mil habitantes. 
A Companhia submete-se à AMAE – Agência Municipal de Regulação dos Serviços de Água e Esgotos que tem como objetivo regular, fiscalizar e controlar as atividades da mesma, além de atuar em situações de conflito entre a Concessionária, o Poder Concedente e os Clientes, fazendo cumprir as normas estabelecidas no Contrato de Concessão, zelando pelo equilíbrio e harmonia na administração dos sistemas. A Companhia conta com aproximadamente 300 funcionários próprios (2012).

 

 

O PROGRAMA DE CCQ IMPLANTADO NA EMPRESA

 

A implantação do programa de CCQ na Companhia Águas de Joinville ocorreu em abril de 2010 e foi motivada pela constatação dos benefícios desta ferramenta em outras empresas e pelas necessidades levantadas em pesquisa de clima, tais como: participação nas decisões e reconhecimento. No primeiro ciclo do programa vários resultados positivos foram obtidos, dentre eles destacam-se: envolvimento de quase 60% dos funcionários, implementação de mais de 170 projetos, convites externos para a apresentação de trabalhos em eventos e reflexos positivos na pesquisa de clima. Nos anos seguintes o programa foi aperfeiçoado visando atender um maior número de participantes e estimular a implementação de novas e melhores idéias. Cada ciclo do programa tem duração de 1 ano, iniciando sempre no mês de maio. O número de participantes varia de 4 a seis pessoas. Nenhum gestor pode participar como circulista, apenas como responsável técnico. Em 2012, deu-se início ao terceiro ciclo do programa. O programa é coordenado pela Assessoria de Planejamento e Gestão da Qualidade.