EMPRESAS

Que fazem parte do Núcleo Catarinense de CCQ

Anjo Tintas

 

Email: qualidade@anjo.com.br

Endereço: Acesso Estadual Rio Maina, nº 1165 Bairro Vila Macarini Criciúma – SC CEP 88818-800

Telefone: 48-34618080

Contato: Geani Vieira dos Santos

Site: www.anjo.com.br

 

 

HISTÓRICO

 

“Fazer com excelência”. Com essa filosofia, em abril de 1986 em Criciúma (SC), surgia a Anjo. Seu início foi em um pequeno galpão

alugado, sob a denominação de “Colombo Indústria e Comércio de Massas Plásticas“ e com uma produção de 2 toneladas de massa

plástica por mês.

 

Em 1987, já com a marca Anjo, a produção de massa plástica alcançou 20 toneladas por mês. A empresa então passou a funcionar

nos fundos da residência de seu diretor, em um galpão de 144 m². Em 1993, a Anjo se torna líder no mercado brasileiro em massa

plástica, exigindo a transferência de suas instalações e inicia a produção de complementos automotivos.

 

Em 1994, a massa plástica supera a marca de 252 toneladas por mês, assumindo definitivamente a liderança do mercado nacional.

A partir daí, a empresa começa a produzir thinners e solventes, concretizando o nome Anjo como referencial de qualidade. Com o

significativo aumento da produção, a Anjo amplia novamente suas instalações, investe em modernos equipamentos e aposta ainda

mais na administração de parceria com seus profissionais, clientes e fornecedores.

 

A Anjo conquista em abril de 1999, a Certificação da Norma ISO 9001.

Em 2000, começa a atuar no setor de impressão, passando a atender indústrias dessa área, oferecendo solventes e tintas e atendendo as necessidades específicas de cada cliente.

 

Em 2002, a empresa inaugura a unidade fabril da linha imobiliária base solvente. Assim, a linha imobiliária Anjo tem sua fábrica própria, tambémlocalizada no município de Criciúma (SC).

 

Em 2007 a empresa começa a trabalhar com o conceito de Unidades de Negócios, inaugurando em abril desse ano, uma área

industrial exclusiva para a Unidade de Negócio Impressão.

 

Em 2008 é implantada a Unidade de Negócio Revenda, que atende as linhas automotiva, imobiliária e industrial. Essa unidade possui três fábricas, sendo uma para a linha automotiva e industrial, a segunda para a linha imobiliária base água e uma terceira preparada para produzir a linha imobiliária base solvente. Tem também três filiais de distribuição, uma em São Paulo (SP), uma em Aparecida de Goiânia (GO) e outra em Vitória de Santo Antão (PE).

 

A Unidade de Negócio Apoio, também implantada em 2008, engloba os setores de compras, financeiro, contabilidade, marketing,

gestão de pessoas, qualidade, meio ambiente, controladoria, logística, TI, comunicação e projetos.

 

Em 2010 a produção da Anjo invade fronteiras e começa também na filial de Vitória de Santo Antão (PE).

 

Em 2011 a Anjo completou seus 25 anos atuando fortemente nas suas linhas de atuação procura solidificar cada vez mais a sua

posição no mercado.

 

Em 2012 a empresa lança o SIN – Sistema Integrado de Normas que tem como objetivo fazer o gerenciamento das atividades,

procedimentos e exigências das normas ISO9001 e ISO14001.

Em 2015 a empresa se reestruturou criando a Unidade B2B, onde possui duas linhas de produtos que são Impressão e AnjoTech e a Unidade Revenda ganha uma fábrica de resinas para a produção das Linhas Automotiva e Imobiliária.

 

Assim, a Anjo é marca de produtos de quatro linhas: Linha Automotiva, Linha Imobiliária, Linha de Impressão e Linha AnjoTech.

Essa é a Anjo, uma empresa em harmonia com a vida. Experimente. Renove. Inove.

 

O PROGRAMA DE CCQ IMPLANTADO NA EMPRESA

 

Implantado em 1996 os Círculos de Controle de Qualidade CCQ"s, como eram chamados na época, eram formados pelos profissionais de cada setor que se reuniam periodicamente com o objetivo de discutir e propor soluções em forma de projetos para os problemas apresentados. Todos os profissionais participavam.

 

Em 1999, com a redução do número de projetos e a falta de motivação, a empresa sentiu a necessidade de mudança. Os líderes dos grupos participaram do 1º Encontro Catarinense de CCQ com o objetivo de conhecer o funcionamento de outros grupos. Uma nova proposta é elaborada para o programa.

 

A partir daí, a participação no CCQ se torna voluntária. Os grupos são formados por profissionais de vários setores, possuem nome próprio e passam a utilizar o método PDCA nas reuniões. O número de projetos aumenta em 20%, mas as dificuldades para realização de reuniões continuam.

 

Buscando a inovação e motivação dos membros de grupo, o nome do programa é alterado de CCQ para GMP - Grupo de Melhoria de Processo. Os grupos voltam a ser setorizados e a empresa estabelece a parada de 1h30min por mês para realização de pelo menos uma reunião mensal. Estas ações, resultam em um número recorde de projetos apresentados.

 

Desde 2003, a empresa integra o Núcleo Catarinense de CCQ entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo divulgar a prática do CCQ em empresas de todo o Estado. Essa participação proporciona a troca das melhores práticas sobre o programa e revitaliza constantemente o Programa dentro da Anjo.

 

O Programa é a principal ferramenta da Gestão Participativa da Anjo, implementando projetos dentro das diversas áreas da empresa com foco em produtividade, redução de custo, melhoria do ambiente de trabalho, segurança, meio ambiente e ações sociais. Além desses benefícios o GMP proporciona o desenvolvimento contínuo dos profissionais, a identificação de talentos e a disseminação de uma cultura para inovação.