Regional Sul promove ciclo de palestras com o tema Indústria 4.0 e Inovação

O Núcleo Catarinense de CCQ – Regional Sul, promoveu no dia 21 de agosto de 2018, na ACIC – Criciúma um ciclo de palestras com os temas Indústria 4.0 e Inovação. O surgimento de produtos mais complexos, com inteligência avançada e de alta conectividade tem propiciado a reinvenção da indústria mundial. Entender o tema para aumentar a eficiência dos processos é uma das estratégias das empresas no caminho da inovação em direção ao futuro.


Para o tema Indústria 4.0, o palestrante foi Alex Kuhnen, que é mestre em Produção pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (2017), com estudos sobre Desafios e Oportunidades da Manufatura Avançada para o Brasil. No evento o mesmo apresentou a posição das empresas brasileiras em comparação ao cenário mundial e a oportunidade e desafios que as empresas vão enfrentar nos próximos anos.


Com foco no conhecimento, o Brasil ainda precisa investir em educação para nos prepararmos para a próxima revolução industrial.


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) entende que a chamada Indústria 4.0 é a grande oportunidade para a indústria brasileira ser mais produtiva, por meio de tecnologias digitais que vão ajudar as empresas a aprenderem e serem mais ágeis.


O SENAI convida a indústria nacional a ser protagonista no caminho rumo à Indústria 4.0, com quatro passos fundamentais a serem percorridos:

- A indústria deverá ter seus processos produtivos mais enxutos

- A indústria deve requalificar trabalhadores e gestores

- A inserção na indústria 4.0 iniciará por meio de tecnologias já disponíveis e de baixo custo

- A indústria investirá em pesquisa, desenvolvimento e inovação


Kuhnen, ressaltou a importância da utilização do SENAI pelas indústrias com a finalidade de identificar a realidade e as necessidades de cada organização para facilitar a construção de um plano de ação rumo à transformação digital. Deixou disponível o site www.senai40.com.br como ferramenta para as indústrias tirarem suas dúvidas e buscarem mais informações sobre o tema.


A palestra sobre inovação foi ministrada pelo conector e facilitador Timóteo Farias onde o mesmo apresentou uma reflexão sobre como o mundo vem evoluindo suas tecnologias ao longo dos anos e como serão as próximas tecnologias. Enfatizou os tipos de inovação que são mencionadas nas teorias ( incremental / radical) e fez um paralelo de como as equipes de melhorias influenciam na busca de ideias principalmente nas incrementais, que são aquelas usuais que melhoram a qualidade dos processos, produtos ou serviços. Para finalizar deu dicas de como buscar inspiração para inovar no nosso trabalho e até mesmo na vida pessoal.


O evento foi um primeiro contato com o tema para que ocorra um nivelamento de conhecimentos em todas as áreas, setores e profissionais das nossas empresas. O evento contou com a participação de mais de 160 circulistas, supervisores, coordenadores e gestores de empresas do Núcleo Catarinense de CCQ e do Núcleo de Gestão e Qualidade da ACIC.

Últimas Notícias
Arquivos
Tags
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square