II Mostra de Equipes de Melhorias - CCQ | Hospital São José - Criciúma, SC

No dia 02 de abril de 2015 foi realizada a II Mostra de Equipes de Melhorias - CCQ do Hospital São José de Criciúma, SC. O evento foi promovido pelo departamento de Qualidade da Instituição e teve como principal objetivo apresentar ideias sugeridas pelos grupos compostos por colaboradores, com intuito de promover um melhor funcionamento de todos os setores. Os pilares do programa priorizam ideias voltadas à qualidade dos serviços, ambiente de trabalho, segurança, meio ambiente, redução de custos e responsabilidade social. Ao todo 10 equipes, com cerca de 60 pessoas, participaram da mostra. “Todas as ideias apresentadas hoje, já foram implantadas no Hospital. São melhorias sugeridas pelos próprios colaboradores. As discussões das equipes partem de problemas levantados no seu dia a dia. A partir do problema, é que vem às sugestões para melhoria. Normalmente são situações relacionadas as suas atividades, processos ou até mesmo de resultados dos indicadores e pesquisa de opinião de clientes. Queremos divulgar e incentivar ações que tragam benefício para o Hospital e consequentemente para as pessoas que precisam de nossos serviços”, ressalta Márcia Campos coordenadora de Qualidade do HSJosé. Os grupos divididos por estandes tiveram a oportunidade de explicar ao público presente sua ideia e qual melhoria a ação trouxe para o Hospital. A Mostra aconteceu das 13h30min. às e 16h, no Hall da Instituição,aberta ao público. Entenda O que são os grupos de Melhorias CCQ O Hospital São José sempre buscou ser agente propulsor de crescimento e é convicto de que o mundo pode ser mudado pela transformação das pessoas. Apostando na gestão participativa, criou-se em 2007, 50 grupos multidisciplinares, que, alinhados pelo Setor de Qualidade, tiveram como objetivo o estudo e a documentação dos diversos processos da Instituição. A partir de 2010, tais grupos passaram a ser adaptados à filosofia dos Círculos de Controle de Qualidade (CCQ). A proposta consiste em equipes voluntárias, com altíssimo nível de autodesenvolvimento, terem como principal objetivo, a busca pela melhoria contínua das atividades e processos. Com o programa, o HSJosé apoia o trabalho em equipe, fortalecimento e crescimento profissional, desenvolvimento da criatividade, liderança, incentiva a busca e implantação de ideias e a geração de resultados positivos. A participação dos colaboradores nos Grupos de Melhorias é incentivada por meio de premiações e reconhecimento, conforme estabelecidos na régua de pontuação. “A adoção deste modelo auxilia no propósito da Instituição de que trabalhar em grupo é uma forma privilegiada de desenvolver pessoas”, analisa a coordenadora da Qualidade. Detectar o problema e buscar a solução mais adequada a realidade do serviço é, na prática, a essência da função dos Grupos de Melhorias. “As empresas que partem para a filosofia da gestão participativa são inteligentes. Estão colocando seu funcionário para pensar e quando eles surgem com o problema, normalmente, já apresentam a solução, porque estão no dia a dia e conhecem a realidade de seu setor”, finaliza Márcia Campos.


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