EMPRESAS

Que fazem parte do Núcleo Catarinense de CCQ

Baterias Pioneiro Industrial Ltda

 

Email: danielim@bateriaspioneiro.com.br

Endereço: Rodovia SC 454 - Km 11

Telefone: (49)3537-7500

Contato: Danieli Mergener

Site: www.bateriaspioneiro.com.br

 

 

 

HISTÓRICO

Com mais de 25 anos de atuação no mercado nacional, a Pioneiro Industrial é composta por três empresas:

A Pioneiro Baterias, responsável pela produção de acumuladores elétricos, baterias para carros, caminhões e motos;

A Pioneiro Ecometais, responsável pela produção de ligas de chumbo para o mercado nacional, a partir da reciclagem de baterias inservíveis.

E a Pioneiro Escapamentos, responsável pela produção de sistemas de exaustão para a linha automotiva. Em 1989 surgiu a Pioneiro Baterias. O sonho de construir uma empresa que se tornasse referência na fabricação de acumuladores elétricos aos poucos foi ganhando estrutura na cidade de Treze Tílias, interior do estado de Santa Catarina. Iniciando com uma produção mensal de 150 baterias a Pioneiro Industrial construiu ao longo de mais de 25 anos uma marca de confiança, com a missão de atuar com sustentabilidade na reciclagem de chumbo, fabricação de baterias e escapamentos, proporcionando energia, confiança e bem-estar.

 

Na busca constante por melhorias a Pioneiro Industrial quer estar entre os quatro maiores fabricantes de baterias e escapamentos do Brasil, sendo referência mundial em reciclagem sustentável de chumbo. Por isso acompanha os avanços tecnológicos do segmento e investe em pessoas, estrutura, equipamentos e desenvolvimento de tecnologias e produtos, sempre validando e garantindo a qualidade de todos os seus processos. O projeto de automatização da indústria de baterias será concluído em 2016, e baseia-se na instalação de 

modernos equipamentos para a produção de baterias automotivas desde o início do processo até a montagem final, tornando a fabricação de baterias um processo automático e com pouca intervenção manual dos operadores. O projeto conta ainda com robôs paletizadores e ponte rolantes que reduzem o desgaste físico dos operadores das linhas, aumentando a produtividade e a qualidade de trabalho dos funcionários. Os altos investimentos em infraestrutura e maquinários realizados nos últimos cinco anos reconstruiu a indústria e a preparou para a triplicar a produção nos próximos anos. Toda essa modernização requer uma mão de obra especializada e treinada para atingir o objetivo. 

 

A sustentabilidade do processo e do meio ambiente sempre fez parte do projeto da Pioneiro, por isso toda a bateria inservível é enviada para a Pioneiro Ecometais, para ser reciclada. O processo de reciclagem além de garantir o retorno do chumbo e do plástico ao processo produtivo, também é realizado utilizando energia derivada da reciclagem de pneus que consiste na obtenção de produtos como, carvão, óleo e limalha de ferro através do processo químico de pirólise. Substituindo assim, a extração dos recursos naturais para geração desses produtos, que são utilizados no processo de fundição das ligas de chumbo. O processo de 

pirólise de pneu por meio de conversão térmica, é uma tecnologia de produção ambientalmente correta. Pois atua com ciclo sustentável, sem emissão de gases tóxicos e geração de resíduos para o meio ambiente. 

 

A qualidade sempre foi uma das principais diretrizes do processo, e em busca da melhoria constante e desde 2001, a Pioneiro Baterias conta com o sistema de qualidade certificado pela ISO 9.001 e em 2013 os produtos Pioneiro Baterias receberam a certificação do INMETRO. A Pioneiro Ecometais além da certificação da qualidade ISO 9.001 também possui a certificação ambiental ISO 14.001.

 

O PROGRAMA DE CCQ IMPLANTADO NA EMPRESA

 

Muitas vezes a solução dos problemas enfrentados nos processos está na mão dos funcionários. Tendo como meta, a melhoria contínua, a Pioneiro viu no Programa CCQ um aliado na busca de ideias para otimizar seus processos e produtos, tendo como consequência, a participação de seus colaboradores nessas mudanças. Portanto, o CCQ proporcionam a eles a oportunidade de contribuir eficazmente com a melhoria da organização, através do levantamento das possíveis soluções para os problemas apresentados. Da mesma forma, a organização terá uma importante ferramenta que contribuirá para a melhoria da produtividade.

 

No início de 2010 foram criados os Ciclos de Controle da Qualidade na Pioneiro Baterias, integrando funcionários de vários setores, focando o aperfeiçoamento e desenvolvimento para uma gestão mais eficaz, segura e sustentável.

 

O programa é voluntário e qualquer funcionário pode participar desde que tenha participado do treinamento da metodologia de CCQ.

 

Em 2016 o programa será implantado na Pioneiro Ecometais e Pioneiro Escapamentos, contribuindo assim para a melhoria dos processos através da participação efetiva dos funcionários em todas as empresas da Pioneiro Industrial.