EMPRESAS

Que fazem parte do Núcleo Catarinense de CCQ

LABORATÓRIO BÚRIGO

 

Email: qualidade@laboratorioburigo.com.br

Endereço: Rua Esteves Junior, 90 - Cruzeiro do Sul

Telefone: (48) 3437 3131

Contato: Gisele Martinello Gaspodini

Site: www.laboratorioburigo.com.br

 

 

HISTÓRICO

 

A estrutura para exames laboratoriais não cresceu de uma hora para outra. O processo de iniciação e fixação do nome Laboratório Búrigo no mercado começou em 1981, com a abertura da primeira sede, na Rua João Pessoa, no Centro de Criciúma - SC. Os trabalhos eram exercidos por uma única funcionária que tinha a missão de realizar coletas de sangue e atendimento na recepção. A responsabilidade técnica e direção eram, e ainda são, do bioquímico Dr. Márcio Búrigo.

 

Em 1982, foi firmado o primeiro convênio com uma empresa, a Eliane Revestimentos Cerâmicos. Com isso, ocorreu um notável aumento no número de clientes e, para atender a demanda, sentiu-se a necessidade de contratar mais dois funcionários. Na época, os procedimentos analíticos eram realizados, praticamente, por trabalho manual, sem nenhuma automação.

Por volta de 1984 foi feita a transferência do laboratório para uma sede maior, na qual os setores eram divididos por balcões. Neste meio tempo, foram firmados convênios importantes com o Sistema Único de Saúde (SUS) e com o Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (IPESC). O período foi bastante promissor devido à considerável conquista de novos clientes, a idealização de objetivos, aquisições de equipamentos e fortalecimento da marca.

O laboratório começou a ganhar destaque no mercado por possuir aparelhos que contribuíam para a rapidez e precisão dos exames.

Entre os anos de 1990 a 1995, o Laboratório Búrigo continuou em franca expansão. Para acompanhar os avanços científicos e a quantidade de exames solicitados, a direção investiu em aparelhos mais modernos e atualizados. Nesta mesma época, a empresa começou a prestar serviços para o Hospital São João Batista, situado em Criciúma – SC.

A partir disto, iniciou-se uma nova era para a empresa. Foi nesta época que o laboratório construiu sua tão sonhada sede própria, no edifício Dona Lina. No local, os setores funcionam, separadamente, por andares, o qual foi construído para melhor atender os clientes, inclusive o hospital São João Batista, localizado em frente.

Para acompanhar o avanço tecnológico, informatizou-se todas as unidades de atendimento da rede. Os investimentos foram feitos para que a rede continuasse em franca expansão. Toda via, os gestores da empresa sabiam que somente mudanças estruturais não são suficientes para um crescimento acelerado. Por isto, procuraram também, investir no desenvolvimento da qualidade técnica da organização.

Neste caminho, em 2004, a empresa iniciou a implantação dos requisitos do DICQ (Sistema Nacional de Acreditação), um sistema específico para laboratórios. Foram feitas consultorias auxiliando na estruturação organizacional, definição de diretrizes, criação da missão, visão e política do laboratório e, também, a padronização de processos cotidianos.

Após um ano de muito trabalho, a empresa finalmente alcançou a certificação. Em 2006, iniciou-se a consultoria para a implantação dos requisitos das normas da ISO 9001, que traria ainda mais qualidade aos serviços prestados. Passou-se, então, mais um ano de trabalho para a padronização e aperfeiçoamento de processos, como o aperfeiçoamento da área de qualidade e recursos humanos.

Com a evolução da gestão, em 2007, a empresa conquistou o certificado de qualidade. Assim como foram recebidas as seguintes premiações: Top of Mind e o prêmio da primeira edição do projeto IMPAR (Indicador de Marcas de Preferência e Afinidade Regional) com o certificado de Excelência Laboratorial, Categoria Ouro, do programa nacional de controle de qualidade.

Antes disso, em 2006, foi inaugurada a sede da Turma dos Buriguinhos, na unidade de atendimento Vitale, no Centro de Criciúma.

No ano seguinte, O bairro Próspera foi beneficiado com a abertura de uma unidade de atendimento do Laboratório Búrigo. Foi neste período, também, que a empresa expandiu o trabalho da Turma dos Buriguinhos. Iniciou-se, assim, um trabalho de visitas nas escolas públicas e privadas da região, como forma de divulgar educação alimentar e de higiene para as crianças de até 10 anos.

Em 2008 foram aperfeiçoados os treinamentos dos profissionais com a implantação da gincana de aprendizagem. Além disso, foi também inaugurada a unidade de atendimento no distrito do Rio Maina. Outro grande passo foi a aproximação com a população através da realização de palestras em escolas técnicas e cursos de graduação.

Para a instalação da área analítica, em abril de 2010, teve início a construção do novo prédio, próximo à sede. A meta é que os trabalhos sejam concluídos em 2012.

Em 2011, a empresa inovou acrescentando mais dois postos de coleta, um no mercado Angeloni e outro no mercado Giassi. Estes dois novos postos de coleta foram muito bem aceitos pelo público, devido à facilidade de estacionamento, horário de abertura, localização, dentre outros fatores.

Em 2011, também teve início o programa de melhoria contínua. Em Julho, os trabalhos iniciaram-se com a adesão de 5 grupos, formados por colaboradores de diversas áreas de atuação.

A empresa mantém o foco na melhoria contínua dos processos e no crescimento. Como prestadora de serviços, sabe que deve não somente atender as expectativas dos clientes, mas superá-las.

 

O PROGRAMA DE CCQ IMPLANTADO NA EMPRESA

 

A iniciativa surgiu pelo setor de Gestão de Projetos, de modo que o Programa de Melhoria Contínua - PMC foi estruturado a fim de possibilitar o entrosamento entre diferentes funcionários para resolução de problemas da rotina de trabalho e para o desenvolvimento de ideias inovadoras para o serviço prestado pelo laboratório e desta forma reconhecer por meio de premiações periódicas, o potencial criativo do Grupo de Melhoria Contínua – GMC.

 

Os principais objetivos do PMC são:

· Estimular a integração e cooperação entre os funcionários de diferentes setores propiciando um ambiente de trabalho saudável

· Promover o crescimento profissional da equipe pela prática de atividades que desenvolvem a criatividade, liderança, organização, análise e resolução de problemas

· Aperfeiçoar o desempenho dos processos organizacionais nas áreas técnicas e administrativas por meio de projetos de inovação, qualidade, segurança, redução de custos, etc

· Qualificar o serviço de análises clínicas prestado para a comunidade.

O PMC foi lançado oficialmente para toda a equipe de funcionários do Laboratório Búrigo, em um evento realizado dia 9 de julho de 2011.

Na semana seguinte, já havia 5 grupos inscritos. Os grupos foram compostos por 5 membros e desta forma obtemos um índice de adesão de 40%.

E dentre vários benefícios obtidos pela prática do PMC, existe a otimização da sistemática de Controle de Não Conformidades e do Tratamento de Reclamações de Clientes já existente desde 2005, visto que no Laboratório Búrigo, tais atividades são diretamente relacionadas.

Além disso, os funcionários membros de GMC podem utilizar um software desenvolvido pela própria equipe do Laboratório Búrigo para evidenciar suas ações de melhoria.