EMPRESAS

Que fazem parte do Núcleo Catarinense de CCQ

HOSPITAL SÃO JOSÉ

 

Email: marcia@hsjose.com.br

Endereço: Rua Coronel Pedro Benedet, 630 - Centro - Criciúma

Telefone: (48)3431-1506

Contato: Márcia Campos 

Site: www.hsjose.com.br

 

 

HISTÓRICO

 

A história do Hospital São José teve início em 24 de janeiro de 1932, quando foi inaugurada a primeira unidade de saúde, no terreno na Avenida Centenário, onde, atualmente, está localizado o Banco Santander. Ao encerrar o contrato de arrendamento do prédio, constatou-se que não era mais apropriado e os responsáveis decidiram construir estrutura própria, em local mais adequado. Em 1934, foi nomeada a comissão administrativa para tratar do assunto e coube ao prefeito, Elias Angeloni, e seus colaboradores decidir sobre a construção do novo patrimônio. No mesmo ano, a viúva Clara Catarina de Lucca fez uma venda simbólica do terreno, onde está localizado o hospital.
A obra levou dois anos para ficar pronta, possuía 20 quartos: 15 destinados aos doentes e o restante para suprir as necessidades do hospital, como sala de operação, curativos, visitas, capela, cozinha, administração, entre outros ambientes. Os recursos foram obtidos por uma adicional de 10% sobre os impostos municipais, contribuições da população e doações. Em 8 de novembro de 1936, a obra foi inaugurada. Nesse momento, então, inicia o trabalho das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, que estavam se instalando em Forquilhinha e atenderam ao chamado, mesmo sem ter experiência na área da saúde. Conta-se que no dia da inauguração mais de 5 mil pessoas visitaram a instituição. A estrada, da Matriz São José até o hospital, estava enfeitada com bandeirinhas e grinaldas. Foram convidadas sete bandas de música de toda a vizinhança para a celebração.
É uma Instituição filantrópica, de caráter privado e utilidade pública. Constitui-se de um complexo hospitalar com 310 leitos, área física total superior à 22.000 m2, totalizando áreas de apoio, de ensino e pesquisa, salas cirúrgicas e internações. Com sede na cidade pólo de Criciúma, o Hospital São José é referência em toda a Região Sul de Santa Catarina, para 43 Municípios da Amrec, Amesc, Amurel e uma população estimada em de 890 milhares de habitantes.
São cerca de mil e cem profissionais atuando diariamente, contando ainda com médicos residentes, acadêmicos de Medicina, Enfermagem e outros estagiários na área da saúde, cerca de 700 alunos/ano, e de entidades que prestam serviços sociais e voluntários.
O H S José conta com o Conselho Consultivo, serviço voluntário, formado por instituições da sociedade. Considerado referência em Alta Complexidade em Cardiologia, Oncologia, Ortopedia e Neurologia, realizando o papel de um verdadeiro hospital regional. Declarado Hospital de Ensino, pelos Ministérios da Saúde e Educação, integra a rede de Hospitais Sentinela e estrutura-se para ser certificado com a Acreditação Hospitalar. Possui alguns reconhecimentos como:
- Prêmio Catarinense de Excelência Nível I – 250 pontos – Compromisso com a Excelência;

- Certificação PNCQ – Programa Nacional de qualidade para laboratórios de Análises Clínicas. Desempenho excelente nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência (anualmente);

- Reconhecimento PQRT - Programa de Qualidade em Radioterapia;

- Prêmio Catarinense de Qualidade Nível II – 500 pontos – Categoria Bronze;

- Reconhecido como Hospital Referência no requisito Sustentabilidade pela revista Hospitais Referência da editora ITMídia. 
– Reconhecimento TOP OF Mind como Hospital e Clínica Médica de referência na região Sul (2011);

- Reconhecido como Hospital Referência no requisito Gestão de Pessoas com o Programa CCQ - Equipes de Melhorias e Gestão de TI com a prática Unidose de Medicamentos para UTI, pela revista Hospitais Referência da editora IT Mídia;

- Reconhecimento Ampola de Ouro - Pela parceria e melhor cliente do laboratório União Química;

- Reconhecimento Prêmio Santé – Categoria Ouro | Movimento Catarinense para Excelência/AHESC-FEHOESC.

 

 

O PROGRAMA DE CCQ IMPLANTADO NA EMPRESA

 

O Hospital São José sempre buscou ser agente propulsor de crescimento e é convicto de que o mundo pode ser mudado pela transformação das pessoas. Apostando na gestão participativa, criou em 2007 cinquenta grupos multidisciplinares, que alinhados pelo Setor de Qualidade tiveram como objetivo o estudo e a documentação dos diversos processos da instituição.
A partir de 2010, tais grupos foram adaptados à filosofia dos Círculos de Controle de Qualidade – CCQ. Que consistem em equipes voluntárias, com altíssimo nível de auto desenvolvimento e possuem como principal objetivo a busca pela melhoria contínua das atividades e processos. Com o programa, o HSJosé apoia o trabalho em equipe, fortalecimento e crescimento profissional, desenvolvimento da criatividade, liderança, incentiva a busca e implantação de ideias e a geração de resultados positivos.
Os pilares do programa priorizam ideias voltadas à qualidade dos serviços, segurança do paciente, ambiente de trabalho, segurança/meio ambiente, redução de custos e responsabilidade social. Incentiva os trabalhos por meio de premiações e reconhecimentos conforme estabelecidos na régua de pontuação.
A adoção deste modelo auxilia no propósito da instituição, de que trabalhar em equipe é uma forma privilegiada de desenvolver as pessoas.