EMPRESAS

Que fazem parte do Núcleo Catarinense de CCQ

HERVAL D’OESTE

 

E-mail:  marcieli.bairros@brf-br.com

Rua Senador Atílio Fontana, 86 Centro – Concórdia/SC

Telefone: (49) 3301-3247

Contato: Marcieli Bairros 

Site: www.brf-global.com

 

HISTÓRICO

 

Em 1934, no estado brasileiro de Santa Catarina, descendentes de duas famílias de imigrantes italianos - os Ponzoni e os Brandalise - estabeleceram um pequeno negócio cujo crescimento deu origem a um dos maiores complexos agroindustriais do mundo: a Perdigão. 

 

Em 1947, o nome Sadia surgiu da união entre S.A. e as três últimas letras do município de Concórdia, onde a marca nasceu.

 

Em 1975, foi construído o primeiro abatedouro exclusivo para aves, em Videira (SC). A Perdigão torna-se uma das pioneiras na exportação de carne de frango do Brasil, cujo destino é a Arábia Saudita.

 

Em 1991, a Sadia passa a atuar em um mercado dominado pelos concorrentes: o de margarinas. Neste ano, Qualy é lançada como a margarina com sabor de manteiga, ótima cremosidade e uma embalagem retangular, considerada uma inovação para a categoria até então.

 

Em 2001, a Perdigão e a Sadia criam a BRF Trading, uma empresa destinada a comercializar produtos avícolas e alimentos em geral produzidos por ambas as companhias, em mercados emergentes. A Perdigão lança a marca mundial, Perdix, que será utilizada na comercialização de produtos processados.

 

Em 2009, Perdigão e Sadia anunciam o início do processo de associação para unificar as operações das duas companhias, resultando assim na BRF – Brasil Foods S.A. Com isso, realizou-se uma oferta pública de ações para aumento do capital social da companhia.

 

 

O PROGRAMA DE CCQ IMPLANTADO NA EMPRESA

 

O CCQ foi implantado em 1995, com o nome de CQS (Círculos de Qualidade Sadia). A Unidade de Concórdia foi piloto nesse projeto, formando seu primeiro grupo na fábrica de salames, batizado de SURP. 

 

Nas fábricas da Perdigão, o CCQ  foi implantado em 2011.

 

Ao longo desses 20 anos de CCQ, já concluímos mais de 30.000 trabalhos.