EMPRESAS

Que fazem parte do Núcleo Catarinense de CCQ

INCOFIOS INDÚSTRIA DE FIOS E MALHAS LTDA

Contato: Dirceu Wronski

e-mail: Dirceu.wronski@incofios.com.br

Telefone: (47) 3317-8071

Site: http://www.incofios.com.br/pt

 

 

HISTÓRICO

 

O PIMCO –Programa de Inovação e Melhoria Contínua da Incofios, existe desde 2005, ao longo desses anos, já contribuiu com 1003 projetos implantados.

Em 2005 estruturou-se um modelo de gestão chamado PROINCO, o qual possui três principais engrenagens de sustentação englobando gestão de pessoas, gestão da saúde e segurança e gestão da qualidade e produtividade.

De 2005 a 2012 o programa funcionava com a participação de colaboradores de forma individual, cada colaborador apresentava sua ideia para uma pessoa responsável pelo programa. A maior parte das ideias estava centralizada nas áreas técnicas da empresa, gerando de certa forma uma inibição da participação dos colaboradores como um todo.

De 2013 em diante começamos uma transformação do programa visando envolvimento e participação das pessoas em todas as áreas. Ano esse onde criamos a metodologia de EMI (Equipes de Melhorias Incofios). Dando assim uma nova cara ao programa, no início dessa implantação sentimos uma certa desconfiança por parte de algumas pessoas, mas, com o passar do tempo visivelmente notamos a satisfação nas pessoas em fazer parte das equipes de melhoria. Mesmo tendo equipes onde não havia conhecimento técnico suficiente para desenvolvimento a implementação do projeto, criou-se a cultura de envolvimento .

Aproveitando todo o sucesso e evolução do programa, associado com a necessidade de inovar por parte da empresa em 2015 realizamos uma parceria com o NAGI (Núcleo de Apoio a Geração de Ideias).

O PIMCO funciona devido a disposição de cada participante que se empenham em busca de melhorias que venham a somar para a empresa como um todo, com isso é uma ferramenta que impulsiona cada colaborador a mostrar seu potencial, seja dando a ideia ou trabalhando no desenvolvimento e implantação. Observamos que com a formação das equipes o programa ganhou mais força e que todos os envolvidos estão compartilhando entre si informações que os fazem aprender e crescer tanto na vida profissional como na vida pessoal, e nesse sentido a empresa só tem ganhado profissionais cada vez mais capacitados e com o espírito de equipe que é hoje um dos diferenciais competitivos para se destacar no mercado.